• quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Os moradores dos municípios de Catingueira e Emas denunciaram que as comportas do reservatório Cachoeira dos Cegos, em Catingueira-PB, mais conhecido popularmente por Açude do Cego, continuam abertas desnecessariamente há cerca de 6 meses.

De acordo com a reportagem do Blog do Jordan Bezerra que esteve no local na manhã desta terça-feira (02), de fato, a comporta estava aberta e no grande volume, no momento em que a reportagem chegou ao local. Em 2020, o manancial atingiu quase 97% de sua capacidade, o que realmente torna desnecessário abrir a comporta, pois Catingueira foi um dos municípios onde mais choveu no último ano, ultrapassou os 1.700 mm (milímetros), o que significa que os açudes, riachos e reservatórios estão quase todos cheios e o nível de água reduziu pouco.

Só este ano de 2021, já choveu mais 250 mm e mesmo assim a comporta está aberta, pasmem os senhores em 1º de março completou 6 meses, infelizmente segundo moradores de Catingueira e Emas.

As populações estão preocupadas, pois em pleno inverno o desperdício de água continua, o manancial atualmente está com 73%, de sua capacidade hídrica.

Outro lado

A reportagem tentou contato na manhã desta terça-feira (2), com o Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA, Porfírio Loureiro, sobre a denúncia das populações de Catingueira-PB e Emas, pois já completou 6 meses que a comporta do Açude do Cego está aberta.

O Presidente da AESA até o fechamento da matéria não respondeu às mensagens. O Espaço do Blog do Jordan Bezerra continua aberto para os esclarecimentos da AESA.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.