O prefeito Bruno Cunha Lima inaugura às 9h desta quarta-feira, 10, o Ambulatório de Saúde Mental do Centro de Saúde do Catolé. O ambulatório é aberto ao público e vai oferecer serviços psicológico e psiquiátrico para a população, atendendo demandas de transtornos mentais leves.
Além do prefeito Bruno, a inauguração terá a presença da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que é psicóloga e tem liderado o processo de fortalecimento e expansão da Rede de Saúde Mental municipal.
O objetivo deste ambulatório é oferecer um espaço de acolhimento para aquelas pessoas que precisam de assistência psicológica, mas que não necessariamente tenham problemas ou transtornos severos. Esses casos continuam sendo atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os pacientes com perfis mais sérios serão encaminhados aos CAPS.
“O ambulatório será um dispositivo importante para a organização do fluxo da rede de saúde. Esse posto vai possibilitar a regulação das demandas com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Uma iniciativa valorosa da gestão ao implantar um serviço legítimo e potente na rede de cuidados”, ressaltou a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental, Lívia Sales.
A abertura do ambulatório faz parte da estratégia da gestão municipal de ampliar os serviços de Saúde Mental e permitir que a população tenha acesso à assistência e acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
O ambulatório leva o nome da psicóloga Ivânia Rodrigues dos Santos, que morreu em função da Covid-19 no ano passado. Ivânia foi professora de Educação Infantil e se formou em psicologia pela UEPB em 1993. Ela atuou como psicóloga clínica por mais de 25 anos e trabalhou como psicóloga educacional na Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande.
Sem Comentários