O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, comemorou na tarde deste domingo, dia 17 de janeiro, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.
Em contato com nossa reportagem, Nabor disse que é um marco histórico para o Brasil e disse que a população se renova de esperança.
O prefeito também garantiu que Patos já está com seu plano de vacinação definido. “Dizer à população que nosso plano está pronto e, a medida que as vacinas forem chegando, de imediato já começa esse trabalho de imunização que é importantíssimo para garantir a vida dessas pessoas”, disse o gestor.
Também nesta tarde, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que as vacinas contra a Covid-19 serão encaminhadas aos estados brasileiros a partir desta segunda-feira (18), às 7h. Ele afirmou que o cronograma que havia sido definido pelo órgão anteriormente está mantido e, por isso, a campanha nacional de vacinação será iniciada na quarta-feira (20), às 10h.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou as redes sociais para comemorar a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19.
”Vence a esperança! A aprovação das vacinas é uma grande vitória da ciência e do nosso SUS. Parabéns às equipes do Instituto Butantan, da Fiocruz e da Anvisa por esse grande passo para vencermos a pandemia. Vamos à vacinação!”, escreveu o governador da Paraíba nas redes sociais.
O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, garantiu que a distribuição aos municípios paraibanos será feita de forma imediata. “Nós teremos as vacinas provavelmente na quarta-feira (2), sendo enviadas para João Pessoa, especificamente, através de veículos, pois devem chegar no aeroporto do Recife e, imediatamente, nós enviaremos para os 223 municípios”, explicou.
O prefeito disse que tão logo as vacinas cheguem já existe uma logística montada para iniciar o quanto antes a vacinação.
“Estamos aguardando a quantidade de doses que o Governo do Estado destinará para a cidade de Patos, para logo em seguida dar início à imunização”, disse ele.
Segundo Nabor, nesta primeira fase, a princípio serão vacinadas pessoas idosas acima de 74 anos, profissionais de saúde que estão na ativa e pessoas idosas acima de 60 anos que estão em abrigos. A novidade é que as pessoas idosas a partir de 74 anos serão vacinadas em domicílio.
“Esse trabalho será realizado por cinco equipes volantes, que vão trabalhar em três turnos. A ideia é manter essas pessoas em isolamento social, evitando que se arrisquem buscando uma unidade básica de saúde”, explicou.
Sem Comentários