• sexta-feira, 25 de outubro de 2024

O prefeito eleito da cidade de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), refletiu sobre o ano letivo de 2020, sobretudo para os alunos do ensino público e disse que a pandemia aumentou ainda mais o desafio da Educação, que já é grande.

O político reforçou que além de toda a parte estrutural, nos próximos anos, irá ter dois focos muito claros na Educação: ampliação da educação infantil (vagas de creches e berçários) e erradicação do analfabetismo em Campina.

Ele chamou a atenção para o fato de que os anos iniciais são os principais no que diz respeito a uma educação de qualidade e que grande parte das atenções da sua gestão para a área estará voltada para a primeira infância.

“Foi exatamente isso que James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, identificou: educação de qualidade nos primeiros anos tem impacto direto na trajetória da pessoa em etapas seguintes da vida. Isso porque, entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro se desenvolve mais rápido, tem mais capacidade de absorção e é mais adaptável. Nesse sentido, é mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade – atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade – necessárias para o sucesso na vida. Do contrário, os países que não investem na primeira infância apresentam índices de criminalidade mais altos, maiores taxas de gravidez na adolescência, de evasão escolar no ensino médio e níveis menores de produtividade no mercado de trabalho. O desafio tá lançado e o compromisso tá assumido. Agora é pegar no serviço e trabalhar” frisou.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.