• quinta-feira, 17 de outubro de 2024

A retomada das aulas presenciais nas redes estadual e municipal de ensino na Paraíba é algo incerto e não sabido. A expectativa é que para 2020 essa possibilidade já está descartada, conforme análise do secretário estadual de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

Segundo ele, estudos mostram que a circulação de 750 mil estudantes pelo Estado contaminaria pelo menos 161 mil pessoas com idade acima de 60 anos, que possuem alguma doença associada, e que convivem diretamente com esses jovens.

“Em relação as aulas não há nenhuma ideia de reabertura das escolas com aulas presenciais neste momento, nem tão cedo. Porque esse segmento sim, já existem trabalhos da Fiocruz mostrando que a circulação de quase 750 mil pessoas no Estado todo a partir da abertura de aulas presenciais contaminaria 161 mil paraibanos acima de 60 anos, que possuem doenças associadas e que estariam em casa em contato com esses jovens”, ressaltou.

Já no tocante a realização de eventos, sejam eles de grande, médio ou pequeno porte, estes também continuam suspensos. Geraldo Medeiros ressalta que até mesmo as comemorações familiares, onde se aglomeram de 10 a 20 parentes são perigosas, e devem ser restritas.

“O decreto não contemplará esse ano qualquer tipo de aglomeração, seja teatros, cinemas, espetáculos, aniversários ou casamentos. As pessoas precisam entender que esses pequenos eventos, mesmo quando realizados em casa, quando você junto dez, 15, 20, 30 familiares, aquilo é uma aglomeração e nós temos inúmeros eventos de famílias que fizeram eventos e se contaminaram”, alertou.

Na Paraíba, eventos como o desfile de 7 de setembro, e comícios na campanha eleitoral também estarão suspensos.

O estado tem 222, dos 223 municípios com casos registrados da doença. Apenas Ouro Velho segue escapando. Ao todo, 91.819 pessoas já contraíram a doença, 45.744 já se recuperaram e 2.046, infelizmente, faleceram. Até o momento, 266.663 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.