• quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Além dos danos causados ao meio ambiente e à saúde das pessoas devido ao desmatamento e a fumaça em virtude da tradição de queimar fogueiras nos dias de Santo Antônio [13 de junho], São João [24 de junho] e São Pedro [29 de junho], em tempos de pandemia do coronavírus, o biólogo Tony Ambientalista volta a alertar as autoridades sobre as consequências da fumaça para quem tem dificuldades respiratórias e pede a proibição de fogueiras em toda Paraíba.

De acordo com Tony, a razão principal da proibição é que existe uma pandemia de uma doença que afeta justamente o sistema respiratório-pulmonar, por isso, deve-se evitar de todas as formas o acendimento de fogueiras em todo estado. Além disso, os leitos hospitalares já estão com grande demanda dos pacientes. Então, se houver casos de queimaduras ou problemas respiratórios, essas situações podem encher ainda mais as unidades de saúde.

Tony Ambientalista destacou que entende que os fogos e fogueiras fazem parte da tradição cultural não só da Paraíba como de todo o Nordeste, mas este é um momento delicado na área de saúde e que todas as precauções são importantes.

“Através das nossas redes sociais muita gente apoiou a ideia da proibição das fogueiras e é um caso de saúde pública. Sei que essa é uma tradição de gerações, mas cuidar da saúde é mais importante agora, ano que vem vamos ter muito que celebrar”, falou Tony.

O ambientalista também informou que entrará com uma representação na curadoria do Meio Ambiente solicitando que as fogueiras sejam proibidas e que haja uma fiscalização efetiva através da Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Ambiental e Guardas Municipais de cada município paraibano.

As fogueiras já foram proibidas em Campina Grande, no Brejo Paraibano, João Pessoa, em São Bento e Paulista, através da atuação do Ministério Público.

Uma das mensagens recebidas pelo ambientalista:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.