O PL 1.277/2020, que pede o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi aprovado por 75 votos a 1 na sessão de terça-feira (19), no Senado Federal. A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas), autora do projeto, comemorou o resultado da votação e disse que a vitória é dos estudantes brasileiros. Agora, a matéria segue para votação na Câmara dos Deputados.
Ontem, durante a sessão, Daniella destacou a dificuldade de milhares de estudantes brasileiros que deixaram de ter aula no início da pandemia do coronavírus no Brasil. “Como ficam os estudantes que não têm acesso à internet, não podem comprar livros, não têm, sequer um computador ou um local reservado em casa para estudar? Essa é a realidade que temos no nosso país, e isso representa desigualdade”, afirmou.
O PL 1.277/2020 prevê que, diante de estado de calamidade, como o atual, seja feita a prorrogação automática da aplicação de provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior, com destaque para as provas do Enem, marcadas para novembro deste ano. A senadora apresentou o PL em abril, quando a pandemia fazia suas primeiras vítimas fatais no Brasil.
Ela destacou também que a aprovação do PL não prejudica os estudantes que têm melhores condições financeiras e podem pagar, por exemplo, por uma plataforma de estudos. “O projeto vem para não aumentar ainda mais a desigualdade no nosso país. Espero que possamos colocar rostos e nomes nesses estudantes que hoje vivem em casas com várias pessoas, tomando conta dos irmãos, sem computador, sem internet, sem livros. Esses estudantes precisam da aprovação desse projeto”, pontuou.
Sem Comentários