• sexta-feira, 13 de setembro de 2024

“Está no hora de o ministro da Educação conhecer os estados que não têm acesso à tecnologia”. A declaração é da senadora Daniella Ribeiro (PP) ao reforçar a necessidade do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, tendo em vista que grande parte da população estudantil não tem acesso às tecnologias e, pelas condições em que vivem, não tem condições sequer de manter a rotina de estudos durante a pandemia do coronavírus.

Está na pauta de votação o Projeto de Lei 1.205/2020, de sua autoria, adia as provas até que seja concluído o ano letivo nas instituições de ensino público e privado. A proposta da senadora inclui na Lei de Diretrizes e Base da Educação a garantia da prorrogação automática para as provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior até que seja concluído o ano letivo nas instituições de ensino público e privado. As provas, por meio digital, estão marcadas para outubro e presencial para novembro.

“Peço mais uma vez o apoio para meu projeto, não por mim, mas por sermos vozes daqueles que não têm condições e nem acesso ao estudo”, disse.

Os dados da TIC Educação e TIC Domicílios de 2018 mostram que 30% da população não tem acesso à Internet.

Deste percentual, 43% estão nas escolas rurais. “É impossível fazer esta prova do Enem. Só está trazendo angustia até o momento”, disse

Na avaliação da senadora, os estudantes das escolas públicas e em situação mais vulnerável estão sendo “constrangidos” a acreditar que farão as provas em condição de igualdade aos que têm acesso à tecnologia.. “Eles não têm a menor condição de concorrer com aqueles mais ricos e que têm melhor preparo para fazer as provas”, disse.

Para ela, faltou sensibilidade ao Ministério da Educação ao veicular propaganda para convocar os estudantes para se inscreverem nas provas do Enem.

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