“Com relação aos instrumentos de proteção individual dos servidores da Paraíba, nós temos a informar que atualmente a Secretaria Estadual de Saúde tem um estoque de 15 dias e que contempla todos os servidores da Saúde. É preciso que eles tenham esses instrumentos para diminuir o acometimento do vírus nas categorias”. A afirmação é do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, ao rebater as declarações do médico Bruno Leandro de Souza, que faz parte da diretoria do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), de que existe uma grande quantidade de servidores da área saúde contaminados com o coronavírus pela falta dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
Geraldo ainda explicou que mesmo que todos os EPIs estejam sendo utilizados, no mundo inteiro há registros de até 20% dos servidores sendo contaminados por conta da proximidade do contato com o vírus, bem como seu alto poder de transmissibilidade.
“Isso ocorre não apenas por conta do contato no manuseio de instrumentos, como também no alto poder de transmissibilidade do vírus, mas na Paraíba estamos tranquilos, estamos disponibilizando todos os instrumentos para que o grau de contaminação seja o menor possível”, ressaltou.
De acordo com o gestor, todas as medidas preventivas estão sendo tomadas pelo Estado não só para os servidores da saúde, mas também à toda a população paraibana. “Todos os hospitais da rede estadual de saúde possuem os EPIs e nós estamos trabalhando para fazer com que todas as unidades de saúde possam atender pacientes suspeitos de coronavírus na Paraíba”, finalizou
Sem Comentários